Seguidores

Nuvem de Tags

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2009 já era...

Não sei se estou ficando velho, mas esse ano o tempo me assustou. Eu nunca fui exatamente um relapso, mas em 2009 foi a primeira vez que eu percebi o quanto a vida passa rápido, e quanto as muitas revoluções que acontecem a cada segundo nos empurram a um emaranhado de acontecimentos ao ponto de nos deixar num verdadeiro labirinto enfeitado do espaço-tempo.

Eu comecei a entrar nessa viagem em meados de novembro, quando eu estava olhando no meu orkut as fotos do Fórum Social Mundial que aconteceu em Belém do Pará em janeiro, e a sensação que eu tinha era que aquilo havia sido há cem anos atrás (Meu Deus! Foi em janeiro!). Com a globalização sentada e coçando o saco no sofá de nossas salas, temos bilhões de informações caindo em nosso colo de pernas abertas, e gozamos sempre muito rápido cada uma delas. É mais ou menos assim: Oi/ Tchau! Num piscar de olhos. Não parece que foi há muito tempo que o Michael Jackson morreu? Parece que foi esse ano que nos borramos de medo da gripe do porco? É assustador!

O homem historicamente buscou grandes realizações para garantir a eternidade. Praticamente todas as religiões e crenças oferecem respostas a essa preocupação da humanidade com a mira certeira do tempo. Se antes a preocupação se materializava nas gravuras, nas múmias, na promessa de vida eterna/ reencarnação ou algo do tipo, atualmente nós veneramos o imediato através de imagens em vídeos e fotos digitais de alta resolução e/ou louvando o senhor em cultos espetacularizados. Antes priorizávamos a perfeição, o conteúdo, a durabilidade, para garantir a eternidade. Atualmente buscamos o prático, o divertido, o passageiro, para garantir o melhor agora possível. Com a avalanche de informações e a aparente praticidade de todas as coisas, nosso olhar ao além e ao aquém aparentemente atrofiou. Só temos tempo e saco para o já e o aqui.


O ano de 2009 já está acabando. Breve ele será apenas aquela imagem salva no HD, aquele beijo que aguardamos tanto, aquele herói que se foi, ou seja, um mosaico de sensações diluído no rio da vida que corre sempre, apesar de tudo. Gostaria que ao invés de só gozarmos a vida tivéssemos mais paciência pras preliminares, pras conversas e carícias do depois, mas percebi em meu amargo novembro que não tem sido bem assim. Parafraseando o acidentado Dinho Ouro Preto e seu parceiro Alvin L, declaro a quem possa interessar:

2009 em breve será só mais um ano

Uma camisinha na lixeira

Um osso sem tutano

__________________________

Feliz 2010 a todos e todas que têm a paciência homérica de me ler! Aos muitos que comentaram por telefone, pelo msn, pelo orkut e morrem de vergonha de exporem seus comentários, meu muitíssimo obrigado; aos meus visitantes de sempre, que deixam suas marcas de altíssimo nível aqui, saibam que minha gratidão não cabe neste peito magro. Para finalizar este primeiro ano com blog, faço a promessa de melhorar a aparência desta casa, porque nem eu mesmo tenho muito saco pra ela desse jeito, e deixo aqui as 7 melhores paulinisses segundo o Eraldo desse ano (eu já disse que amo fazer listas?). Cafungadas no cangote de todos e todas.

PS: Na dúvida sobre qual cueca ou calcinha usar na virada, não use nada – pode ajudar. XD

Dezembro:
Twittando...


Novembro:

Receita_para_ser_um_bom_universitário


Outubro:
nalireCo


Setembro:
Infância...


Agosto:
Ditados_Pós-modernos


Julho:
Pipas


Junho:

Michael_Jackson

6 comentários:

Sil disse...

Ai.. Ai...

Te acho um doido viu..
Mas concordo com tudo.. principalmente o oi/tchau..

Tudo tá passando tão rápido, a notícia de ontem hoje é história passada.. somente contada nas escolas...

Aff.. voando.. está tudo voando.. o tempo, a mente, as idéias, o dinheiro...

Onde eu aperto o botão pra tudo isto parar???

Queirdo, feliz 2010.. Tudo de bom em todas as áreas.

Bjos

Luna Sanchez disse...

Ah, "Receita para ser um bom universitário" foi um dos primeiros, ou o primeito texto que li aqui. Nossa, parece mesmo que faz um tempão que transito pelas tuas palavras...

Muito interessante essa ideia da "ejaculação precoce das ideias". Rs

Eu não entro nessa onda, a modernidade não me seduz sempre. Gosto, claro, mas certas coisas não são substituíveis.

Tenha um lindo ano novo, moço, feliz e proveitoso.

* A dica sobre a calcinha está anotada. ;)

Beijos "que alcançam o céu". (É assim, né?)

ℓυηα

Alline disse...

Cheguei agora. Tá tarde pruma visita? O ano tá indo, continua passando tão rápido, mas quero ter a chance de voltar logo.

Faça seu 2010.
Beijos

Menina Misteriosa disse...

Sim, o tempo está literalmente voando... e isso assusta.
Que saibamos então aproveitar cada momento...
Feliz ano novo!
Beijos

Luna Sanchez disse...

Oi, guri!

Vim fazer uma visitinha de domingo, deixar um beijinho, saber das novidades, ou de qualquer outra coisa, na falta delas...

Passei, mesmo, porque senti saudades.

=**

ℓυηα

Déia disse...

Oie,

Acho que tem a ver com idade...Qto mais velha fico, mais rápido passa o ano!!

Sei lá...Bom ano pra vc!!

Bj

ps - hj tô no céu:
http://aceuabertodaboca.blogspot.com/2010/01/para-onde-ir-o-que-fazer-neste-verao.html