Seguidores

Nuvem de Tags

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jovens na luta contra o extermínio da juventude



A juventude de Belém, cansada de tanta violência e injustiça, se une para debater sobre a questão da violência nos próximos fins de semana na Região Metropolitana de Belém. No próximo sábado (24/10), realizaremos um seminário para debater sobre o extermínio da juventude na luta pela vida da juventude na Fundação Curro Velho das 9h às 15h. No sábado seguinte (31/10), realizaremos uma marcha contra a violência seguida de show cultural. A marcha tem concentração agendada para as 16h em frente ao Ginásio Dom Vicente Zico, na Cidade Nova 8, e segue para o encerramento com show cultural na Praça da Bíblia, na Cidade Nova 2.

As atividades marcam o Dia Nacional da Juventude (DNJ) que a Pastoral da Juventude de todo o Brasil realiza anualmente sempre no último fim de semana de outubro. Esse ano, o DNJ tem como tema: “contra o extermínio da juventude. Na luta pela vida” e como lema “Juventude em marcha contra a violência”.

Segundo os organizadores, a temática da violência está sendo debatida este ano também pela Campanha da Fraternidade. “A violência é um problema que atinge a juventude de todas as classes sociais, mas sem dúvida as maiores vítimas disso é a juventude empobrecida, especialmente os afro-descendentes”, afirma o funcionário público Flavio Viana, da coordenação do evento. Flávio fala ainda que segundo dados do IBGE, nas periferias, todos os dias jovens são chacinados principalmente por policiais ou por chefes de tráfico. No Brasil, 70% dos presos não terminaram o ensino fundamental, e 10% são analfabetos.

“É mais do que uma mera escolha discutir a questão da violência, para os jovens que moram nas periferias esse assunto bate em nossas portas, nos acerta com uma bala perdida, nos humilha nas blitz policiais, nos segrega quando estamos em ambientes sociais das elites. Precisamos debater sobre o assunto porque se a violência bate nas cercas elétricas dos condomínios, é ao coração dos pobres que ela atinge mais violentamente”, desabafa o militante Eduardo Soares, 25, morador do Bairro do Benguí e coordenador do evento. Para ele, é muito bom poder contar com diversas entidades que tem a preocupação comum a respeito da violência, e principalmente com o apoio massivo da juventude.

Para a estudante e militante da Pastoral da Juventude Mery Almeida, 26, a juventude merece ter momentos como esse, com um nível de debate tmaduro, e poder celebrar tudo isso com um show cultural. “Espero poder ver a juventude discutindo seriamente no seminário, na marcha, e se divertindo no show, porque a juventude pode se divertir intensamente sem deixar de ser comprometida”.

O seminário deste sábado (24) inclui debate sobre os temas: "Juventude Violência e Exclusão"; "Extermínio da juventude"; "Jovens Construtores/as da Justiça e da Paz". No show cultural que encerrará a marcha do dia 31, haverá participação da Banda Suzana Flag, do Grupo Cultural Pará Nativo, e Alan e Silvia – A dupla do tecno.

O evento é organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Belém em parceria com o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC,) Jesuítas, Juventude Cabocla Socialista do Pará (JCSP), Pastoral da Juventude Marista (PJM), Fórum de Juventude Negra (FOJUNE), UNICEF – Rede Vitória Régia, Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Prefeitura Municipal de Ananindeua, SEJUDH e SECULT – Fundação Curro Velho.

Nenhum comentário: