Seguidores

Nuvem de Tags

domingo, 25 de outubro de 2009

Deus criou o pecado?


No antigo testamento, mais precisamente no livro do Gêneses, existe uma das histórias mais famosas do mundo: A saga de Adão e Eva. Os escritos bíblicos vez ou outra são muito incisivos, no entanto, é um equívoco ver as escrituras sagradas como um livro científico, ou como uma constituição. ou qualquer outro tipo de documento oficial, pois a Bíblia é o relato da caminhada do povo de Deus, portanto, é um livro de/ pra vida. Porém, levando-se ao pé da letra esses textos ao invés de fazermos a devidacontextualização, podemos cometer verdadeiras heresias, como por exemplo, concluir que Deus é o maior responsável pelo pecado no mundo a partir da história vivida pelo casal original no Jardim do Éden.

Hora, se Deus criou um paraíso e queria mantê-lo intacto, por que raios criaria uma fonte de pecado? Sim, porque Adão e Eva não criaram o pecado, o pecado já estava lá, ou seja, foi criado por Deus. Se Deus não queria que a mulher convencesse o homem a comer o fruto, por que a criou com curiosidade e a ganância? Se Deus não queria que houvesse pecado no mundo não seria mais fácil não criar o fruto proibido e a serpente? Por que raios um Deus perfeito criaria criaturas tão frágeis? Não parece que Deus criou um joguinho meio sádico, a parir de uma leitura fria da história dos pombinhos seminais?

E pensar que muitas pessoas brigam por não entenderem que o propósito da bíblia não é fazer imposições e sim repassar mensagens lindas pelas quais deveríamos nos espelhar da mesma forma como os apaixonados se baseiam em metáforas para descrever seus sentimentos. A bíblia,como costuma dizer Ruben Alves, é o livro de crônicas e poesias mais belo do mundo. Levar ao pé da letra o que diz os escritos sagrados é pecado, pois Deus deu aos homens e às mulheres o dom de pensarem, raciocinarem. Não tenho nada contra quem simplesmente não conhece uma forma plausívelde ler a bíblia, mas me causa espécie as pessoas que usam palavras tão maravilhosas para se darem bem ilicitamente, para disseminar preconceitos, intolerância, e se aproveitarem da dor e da aflição alheia para vender soluções práticas e mentirosas.
___________________
*A forma mais interessante que encontrei de partilhar a palavra deDeus, sobretudo em pequenos grupos, é a prática da Leitura_Orante_da_Bíblia.

Nenhum comentário: