Seguidores

Nuvem de Tags

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Hora de reciclar...




Eu (também) sou educador popular. De vez em quando eu me aventuro por esse mundão pra dialogar com pessoas e tentar transmitir algum tipo de informação (como já contei aqui). No caso em questão, no último fim de semana fui dialogar com catadores/as de materiais recicláveis, através de um projeto chamado CATAFORTE, bancado pelo governo e executado pela Cáritas Brasileira do/no Pará. Fui falar com pessoas que estão, talvez, no trabalho que as pessoas menos desejam nesse país, mas que é fundamental para a nossa sociedade. Pessoas que ganham a vida catando e triando o lixo que sai de nossas casas, empresas, escolas, etc. e ajudam a devolvê-lo reciclado. Dessa forma, contribuem para que não fiquemos mergulhados no lixo. Pessoas que, aos olhos de muitos, não tem diferença nenhuma em relação aos mendigos da praça ou aos urubus do ver-o-peso. Pessoas que ganham muito mal (injustamente) e que ainda precisam conviver com o preconceito e a idiotisse das pessoas.

Você provavelmente deve estar se perguntando que tipo de pessoa poderia querer um trabalho desses. A resposta é simples: uma pessoa como qualquer um de nós que não tem, literalmente, ocupação melhor para não morrer de fome. Eu admito que mexe muito comigo a realidade vivida por essas pessoas. No caso desses que visitei em Igarapé-Miri, nem tanto, pois até galpão pra trabalhar eles tem, mas eu já senti dó de ver pessoas trabalhando a céu aberto em lixões, sem proteções mínimas como luvas, máscaras e botas. Me dói mais ainda saber que, por mais incrível que pareça, o negócio da reciclagem é milhonário, mas, por estarem na base da cadeia produtiva, e pelo estigma de serem pessoas que literalmente sobrevivem disso, o preço que recebem por tamanho esforço é ridículo.

Nesse projeto, meu trabalho, basicamente, é transmitir uma palavra de estímulo que melhore a auto-estima deles/as. Já que eles tem esse trabalho, então que eles possam trabalhar com dignidade, em algo que, como já disse, é essencial para a nossa sobrevivência. A missão do CATAFORTE é estimular a articulação da categoria no estado para que saibam cobrar a plena implementação da lei de resíduos sólidos que obriga as prefeituras a despejarem o lixo em aterros sanitários e não mais em lixões e que orienta que cooperativas de catadores façam a coleta do lixo e não mais as empresas que ganham milhões e não fazem o devido tratamento do material, além de retirar os/as catadores/as dos lixões e colocá-los em galpões, devidamente equipados. O sonho nosso e o sonho do Movimento Nacional de Catadores é ver a categoria articulada, para que as prefeituras não utilizem falsos catadores como laranjas para lucrar com o negócio e que, finalmente, num futuro próximo, a categoria domine toda a cadeia produtiva da reciclagem.

Nas conversas que tive com os/as catadores/as esse fim de semana, me contaram seus sonhos. Ninguém sonhava com riquezas, palácios, carros. Tudo o que querem é um lugar digno para trabalhar, segurança pra sua pequena comunidade, que a igrejinha fique pronta e que a cooperativa deles tenha mais apoio do poder público para sobreviver e expandir. Almocei com eles no quintal sob várias árvores e a companhia refrescante do vento. Cada vizinho trouxe uma coisinha pra ajudar. Tomei açaí até me esbaldar (a cidade é uma das maiores exportadoras de açaí do Brasil). Ouvi histórias de caças, de colheitas frustradas, de partos inusitados. Quando eu cheguei lá, assim como qualquer um talvez, eu vi apenas camponeses, catadores, desdentados, mal vestidos, analfabetos, e saí de lá sentindo saudades de pessoas lindas, que apesar da casca maltratada pela ausência plena do estado, possuem cada um/a alguém maravilhoso/a como recheio.

Todas as vezes que forem jogar o lixo de vocês, lembrem de separar lixo seco do não seco. Essa simples atitude pode ajudar e muito os trabalhadores da coleta, sobretudo os que (ainda) atuam nos lixões. Todas as vezes que virem alguém catando material reciclável, pense em como ajudar, pois idiotas para discriminarem, certamente, já há demais. E digo mais: de todas as muitas coisas que tenho feito ultimanente, trabalhar com os catadores é que tem me feito sentir mais útil.

7 comentários:

Luna disse...

BATE AQUI AMIGO! O/

adoro encontrar pelo universo bloguistico pessoas como eu. eu faço coleta seletiva, sou meio ecochata com tudo que envolve o meio ambiente. não sou gandhi, nem obcecada, mas gosto de me sentir útil, nesse caso.

muito bom pessoas falando mais sobre isso nos seus blogs!

beijos!

Atitude: substantivo feminino. disse...

Lindo seu trabalho.
Lá em casa a gente separa o lixo há bastante tempo mas sei que e importante vc escrever pois tem nego que não está nem aí..
Bom, eu considero o documentário Estamira (não sei se vc já viu) um dos melhores que já vi..o retrato daquela catadora, de como ela foi parar lá e principalmente do quadro clínico dela e das amizades dela do lixão me fizeram chorar em vários momentos.

Muito bom ter lido seu post de hoje.
Beijos

Luna Sanchez disse...

Fiquei até encabulada por ser descaradamente-totalmente incorreta. =\

Beijo.

ℓυηα

Batom e poesias disse...

Ótimo texto, meu lindo. Realidade triste.

E eu pensei que você tivesse me esquecido de vez, ganhei um presente.
Adorei!

Peguei! Ai...
kkk
bjcas

Rossana

Déia disse...

As pessoas querem o mínimo, , o básico...
Se não roubassem tanto, talvez o mundo fosse melhor!

BJ

Jamylle Bezerra disse...

Que trabalho lindo Eraldo! Parabéns pela sensibilidade. Exemplo que deve ser seguido!

Boa semana!!!

Valéria lima disse...

Paabéns pelo post de hoje, pura sensibilibade. Realmente é muito importante separar o lixo. Coisa simples, mas que muitos ainda não fazem.

Querido, obrigada pelo selinho, no meu próximo post, publicarei.

BeijooO*