Seguidores

Nuvem de Tags

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

*Meu sangue é latino, minh'alma não é cativa!

O Brasil é uma pátria mal parida que desde a sua concepção semeia injustiças e rega as suas terras férteis com sangue dos oprimidos. O resultado disso são lutas de classes, em que de uma grande maioria excluída, alguns rompem a barreira da mera indignação e se organizam para reivindicarem seus direitos. Os movimentos sociais nesse contexto são mais do que uma escolha pura e simples, eles existem por uma questão de sobrevivência de pessoas que simplesmente não conseguem se calar diante das injustiças.

A nossa história começa com o extermínio dos povos nativos, que mais tarde foram rotulados de índios. Africanos e africanas foram arrancados de suas terras para serem vilipendiados e maltratados durante séculos para depois serem livrados do cárcere sem condições plenas para se libertarem do chicote do racismo. Desde o processo de colonização, muitas terras foram entregues na mão de poucos, realidade que até hoje não mudou, gerando violência no campo, êxodo rural e o consequente caos urbano. Esses e outros são exemplos na história de uma nação que cresceu esmagando seu povo.

Se antes bastou o poder bélico dos portugueses para chacinar milhões de índios, se outrora bastou o tronco para intimidar os escravos, se bastou antes qualquer documento grilado para excluir milhões de famílias de suas terras, hoje, com a maquiagem de democracia sobre nossa república, também existem outros mecanismos para silenciar os que sofrem. Grandes jornais dão ótima repercussão a lobos travestidos de cordeiros, e ao mesmo tempo mostram os excluídos passando por criminosos, pessoas famintas passando por abutres, militantes transformados em inimigos públicos. A estratégia é criminalizar os movimentos sociais.

Os movimentos sociais tem como base teórica o conhecimento que as ciências humanas dispõem. Os direitos que reivindicam estão muitas vezes estampados na Constituição. Como as elites sabem que a causa dos movimentos é justa, usam a força estatal e o terrorismo midiático para silenciá-los. É necessário que pessoas de bom caráter não só saibam o que de fato acontece entre uma palavra de ordem e uma bomba e gás lacrimogêneo, mas disseminem o conhecimento crítico. É preciso divulgar o outro lado da história através de blogs, twiter e sites afins, porque criminalizar os movimentos é condenar milhões de excluídos ao silêncio de morte. E somente com justiça se alcança a paz.
_________________
* Conhece Secos e Molhados? Não?! então corre porque você está atrasado/a!

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom texto. A internet tá precisando de coisa. Achei o seu blog garimpando coisas sobre legião, paralamas e titãs, pois sou da Geração 80.
Vilson, de Niterói-RJ

Eraldo Paulino disse...

Ronaldo, é um prazer contar com carinho e atenção de pessoas. A net permite tantos camminhos que pra mim sempre é uma honra poder merecer a atenção de alguém.

Abraços!