Seguidores

Nuvem de Tags

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Paralamas, Titãs e... Legião?!



Da cena oitentista, três bandas conseguiram sobreviver à década, produzindo coisas novas e tendo uma certa relevância. Na próxima sexta-feira, Belém assistirá um show com duas dessas bandas, Paralamas e Titãs, mas poderia muito bem ser um show com três bandas: Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso, porque aí ficaria perfeito.


As três bandas representam as cenas dos maiores centros do Rock Nacional, ém nível de repercussão. Não ousaria dizer que estas são as melhores bandas nacionais da década de oitenta, mesmo porque eu não conheço todas elas, mas no ponto de vista do mercado, do reconhecimento de público e Crítica, ao fim dos anos oitenta essas eram, por exemplo, as únicas que conseguiram consolidar suas carreiras com pilares mais firmes - shows lotados, álbuns com altas vendagens e sucesso de crítica.


Os Paralamas do Sucesso, ainda que tenha sua origem também em Brasília, porque foi lá que Herbert (guitarra e voz) e Bi (Baixo) viveram maior parte de sua juventude, pode ser considerada uma banda carioca. A banda se criou no Circo Voador, templo do Rock Carioca e na Fluminense FM, maior divulgadora de bandas emergentes de rock no início da década de 80. Legião Urbana é a maior representante do Rock brasiliense. Titãs, a que melhor representa a falta de origem com origem em tudo dos paulistas¹.


Ainda que elas representem também o quase total confinamento do mercado pop ao eixo sul-sudeste, elas representam muito bem tudo o que a primeira geração de jovens pós-modernos brasileiros tinham em mente naquela época, mas não falam a mesma linguagem da juventude de hoje. Mesmo que Renato Russo estivesse vivo, provavelmente quase ninguém mais daria tanta bola a suas profecias. Não que jovens de hoje, como eu, não possam gostar das mensagens destas bandas, mas não é o que a maioria quer ouvir em canções, o que é absolutamente normal acontecer. Sem mudança não há Rock.


Renato Russo, considerado a enciclopedia do Pop-Rock de sua geração, chegou a declarar que as três bandas só conseguiram sobreviver ao imediatismo do mercado pop e terem certa relevância ainda na década de 90² porque aprenderam muito bem como o jogo funciona. "A gente era roqueiro mas era tudo formado", acrescenta. Esse conhecimento do mundo pop não tiveram muitos críticos e público, infelizmente. Ao invés de verem um bando de garotos geniais querendo ganhar dinheiro mostrando sua arte, viam neles semi-deuses, arautos do comunismo, profetas da verdade, etc.


Quando os Titãs lançaram os sujos "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" e "Titanomaquia", por exemplo, lançaram pra fugir da super-exposição. Fazer experimentações. Foram ovacionados pelo público Hard Core, e detestados por grande parte do público, digamos, senso comum. Depois, quando voltaram a lançar um disco popular e seus derivados (Acústico, volume 2 e As Dez Mais) foram acusados de serem vendidos. Putz! Vendida uma banda que começou sua carreira dançando musicas alegrinhas no Chacrinha?! Eles sempre quiseram se vender. Mais tarde a banda ironizou essa perspectiva superficial do mercado pop por grande parte do público e crítica na canção "A melhor banda de todos os tempos da última semana". Foi uma resposta tão inteligente quanto a dada no "Cabeça Dinossauro", na minha opinião. Mas dessa vez a crítica foi pra nós e não ao sistema, e eles inteligentemente fizeram muita gente cantar sua própria idiotice.


Algo parecido acontece com os Paralamas, que a excessão dos sucessivos discos ao vivo (regra do mercado atual) e do disco "Longo Caminho", lançam um material mais voltado pro seu gosto artístico, sem a pretensão de querer provar nada pra ninguém, semelhante ao que fez Paul McCartney quando saiu dos Beatles e foi fazer shows mais intimistas em universidades. O álbum acústico deles é um exemplo disso, em que eles evitaram os hits óbvios. Por isso são tidos como banda ultrapassada, porque não conseguem vender como na década de oitenta. Coisa de desavisado. Com a Legião o mesmo não acontece porque Renato Russo morreu, e nesse país quem morre vira santo instantaneamente. Como diria o ex-VJ da MTV, Gastão, com a morte Renato teve sua obra superextimada, e sua relevância, que não precisava dessa "ajuda", não seria a mesma se ele estivesse vivo.


As três bandas garimparam um lugar pro rock no gosto do brasileiro com muita luta. Hoje em dia, se existem bandas de rock que tocam rock no Brasil, é muito graças a essa geração, muito bem representada por essas três autarquias sonoras. Eles provaram que isso é possível. A geração que construiu o mercado pop é tragada agora pelo próprio. Que os imediatistas e os ressentidos continuem no senso comum, criticando a partir do hoje. Eu prefiro entender que o mercado é pra vender, e que pessoas inteligentes podem nos dar coisas boas pra ouvir na grande mídia, sem necessariamente serem pretenciosos independentes que na maioria só não se vendem porque não tem quem compre³.


Chamar essas bandas de medíocres hoje porque elas não estão liderando as paradas de sucesso ou lançando discos conceituais todo ano é o mesmo que dizer ao Prince que ele não presta porque a hoje em dia quem tem swing é o Justin Timberlake. Seria o mesmo que dizer ao Mick Jagger que ele está ultrapassado, porque hoje em dia quem é malvado na música é o 50 Cent. Seria o mesmo que dizer ao velho Sir Paul que a banda Keane é melhor que ele porque estão lançando coisas novas e bacanas e ele não.

Por isso, seria muito bom ver no Palco as três bandas juntas, Paralamas, Titãs, e Legião... Vítimas e Heróis do (emergente ainda) mundo Pop brasileiro. As melhores bandas de todos os tempos em mais semanas que muitas melhores bandas de todos os tempos que só duram um verão, ou uma cachaça. 25 anos que tornaram possível chamar uma banda de escrota com propriedade no Brasil serão celebrados na sexta aqui em Belém... só vai faltar a Legião.
_______________
¹Algo obviamente muito melhor dito pelos Titãs na Canção "Lugar Nenhum" (A. Antunes/ M. Fromer/ S. Britto/ T. Belotto/ C. Gavin).
²Entrevista concedida ao jornalista Marcelo Froes e pode ser ouvida em faixas do CD "Renato Russo Presente", produzido pelo próprio jornalista.
³ As melhores coisas pra se ouvir na música brasileira estão no mercado alternativo. As piores também.

Nenhum comentário: