Seguidores

Nuvem de Tags

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HOMOFOBIA É PECADO




A homofobia é uma vila cheia de vizinhos casados, em que aquela mulher fofoqueira consegue se achar melhor do que a “colega” do kit-net ao lado porque transa com seu marido sem fazer tanto barulho ou sem gemer descaradamente seu prazer. A homofobia é a forma com que uma porção de cabeças duras se baseiam no senso comum equivocado para externalizar suas debilidades humanas. A homofobia fere, destrói, e parte de covardes. A homofobia é cruel. A homofobia é nojenta. A homofobia é pecado.

O preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais e travestis, no ocidente, baseia-se numa concepção fundamentalista do cristianismo. A base dos cristãos-homofóbicos parte basicamente de algumas máximas típicas. Entretanto, se Deus disse “crescei e multiplica-vos”, e por isso é uma aberração haver um casal gay, então um casal formado por homem e mulher estéreis é também cruel? Se um casal transa sem objetivo de ter filho ele está cometendo pecado? Na bíblia, livros como o de Levítico e as Epístolas paulinas condenam a homossexualidade, mas o livro do Levítico também diz que mulher menstruada é impura e deve ser afastada da sociedade (Lv 15) e Paulo declara que mulher não pode se manifestar publicamente sem o consentimento do marido (I Cor 34 s). Portanto, o mesmo preconceito que possibilita essas proposições machistas, também provoca tais condenações homofóbicas. A base bíblica desses preconceituosos travestidos de cristãos é tão sólida quanto um pudim estragado, e, como diria Ruben Alves, para as pessoas de bem, toda lei deve ser submetida ao bom senso.

Outro argumento muito usado por homofóbicos é que a homossexualidade e a bissexualidade são uma mera escolha. Quem é que escolhe se achincalhado publicamente pelas pessoas que mais ama e por pessoas que nem conhece? Qual o indivíduo que chegando a certa idade escolheu ser vítima das garras cruéis de uma sociedade padronizadora? Se fosse uma mera questão de escolha, quantos padres não escolheriam deixar de ser gays? Quantas freiras não escolheriam deixar de ser lésbicas? Quantos filhos machos de pastores da vida não escolheriam deixar de sentir aquele formigamento quando chegam perto do seu homem desejado? Perguntem pra quem está no grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) se o que sentem não faz parte deles tanto quanto faz parte deles o desejo de amar e serem amados e amadas.

Algum tempo atrás, era comum uma pessoa branca entender que as pessoas negras são inferiores. Hoje em dia também é, mas existe uma reflexão bastante avançada sobre essa questão que força o indivíduo a, ao menos, ter receio de escancarar seu racismo. O mesmo processo, espero, acontecerá com os homossexuais. Só que com os homossexuais reside um problema ainda maior, porque uma mulher branca pode escolher um marido branco pra não ter um filho negro. Mas ninguém pode impedir que seu filho nasça gay, e essa imprevisibilidade é aterradora para pessoas acomodadas intelectualmente.
Ter receio do que é diferente e reagir com preconceito é intrínseco aos seres humanos. Eu mesmo, quando percebi que minha irmã era lésbica, uma das criaturas que mais amo no mundo, fiquei apavorado. Naquele momento entendi que ela estava sendo abduzida por lésbica perversas. Logo a minha irmã que sempre foi bem mais esperta que eu. Hoje, graças a espiritualidade conciliada com a racionalidade, ao bom senso, e a vontade de não ser medíocre, eu continuo amando e admirando a minha irmã como se nada demais tivesse acontecido, porque de fato não aconteceu.

O Apóstolo Paulo declarou que o amor é o dom supremo de Deus. Podemos fazer tudo, mas se não tivermos amor, nada seremos. Então devemos forçar um homem gay a casar com uma mulher, mesmo sabendo que ele jamais amará de verdade sua esposa? Se nascer com uma lésbica o desejo de amar uma mulher isso não é um dom divino? Existe forma perversa de amar? Um homem pode ser caridoso, ter fé, ter esperança, como diria Paulo, mas sem amor nada disso vale, porque a única coisa que só brota de Deus é o amor. Se um homem ama um homem, se uma mulher ama uma mulher, esse amor é sublime, puro, e honroso, porque tudo que vem de Deus assim o é. Deus é amor, e amor só dele brota. Agora, principalmente para os crentes e as crentes eu pergunto, de onde brota o preconceito? De onde brota a vontade de oprimir? De onde brota a crueldade? É de Deus?

Bem aventurados os Gays, as Lésbicas, os Bissexuais e os Travestis, porque vocês são esmagados pelas igrejas dos homens, mas no Reino de Deus serão livres.

13 comentários:

Eduardo da Amazônia disse...

Agora confirmo: você não está homofóbico... rsrs
Adorei o texto que já está indicado em meu blog.

Unknown disse...

Adorei o texto... e que esse texto sirva de reflexão para encontros posteriores, pois nós, homossexuais, bissexuais, lésbicas, travestis e transexuais também merecemos respeito, somos dignos de amar e ser amados, até mesmo na diferença, pois isso não nos tira a cidadania.
Um forte abraço aos leitores.

Unknown disse...

SINTO DESAPONTÁ-LO PORQUE DEUS AMA O PECADOR E ABORECE O PECADO. ISSO CLARAMENTE AS ESCRITURAS NOS DIZ, CERTO?
ENTÃO COMO LI ALGUNS COMENTÁRIOS SELECIONADOS POR VOCÊ QUERO ESCLARECER AQUI QUE DEUS NÃO APROVA O RELACIONAMENTO ENTRA PESSOAS DO MSM SEXO.
LEIA E MEDITE,(GÊNESIS 18:16-22) VERÁ CLARAMENTE QUE ISSO NÃO É NORMAL E QUE NÃO ESTÁ NO PRÓPOSITO DE DEUS HOMOFOBIA OK. VAMOS LÁ CLARAMENTE NO GENESIS A CRIAÇÃO.
CITA ASSIM

OBS.:
1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

1:27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

1:28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Eraldo Paulino disse...

Johnson, eu conheço mais argumentos condenando a homossexualidade que você pelo visto. Essas passagens que citaste em nada comprovam a condenação divina à homossexualidade. Quando você diz que leu "alguns" comentários, eu vi que não leu nada, se não teria lido a parte que eu escrevi: "Entretanto, se Deus disse 'crescei e multiplica-vos', e por isso é uma aberração haver um casal gay, então um casal formado por homem e mulher estéreis é também cruel? Se um casal transa sem objetivo de ter filho ele está cometendo pecado?"

E se não está no propósito de Deus a homofobia, coisa que concordo plenamente, então alguém aqui está pecando.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro Eraldo.
talvez você possa até ter conhecimento há mais do que eu na palavra. mas q vale ter tanto conhecimento e não usá-lo de forma correta, se o "homem" pecou claro q paga consequências até mesmo desastrosas em relação a tudo. Em alguns casos isso pode até afetar a gerações futuras de sua decendência, a Bíblia fala de até a 4ª geração de um homem sofrer as consequências por seus pecados "erros". e a ciência comprova que ogênes do homem ou mulher sobrevive até a 4ª geração de sua desendência. sendo assim possa ter ocorrido de várias formas que supondo uma gestante e seu marido usem drogas ou até mesmo igerem bebidas, claro q haverá consequências para a criança. até mesmo sua saúde pode ser prejudicada, imagine seus orgãos (pode acontecer de não funcionarem corretamente como deveria). agora sobre condenação de homosexuais ou qualquer outra forma de perversão, veja o que diz a Bíblia e se condena. um dos comentários que li o amigo internalta comentou que os homofobicos são livres no reino dos céus. 1ª Cor 6:9-10(09- Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
10- Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.)
então acho q vc sabe bem disso porem não quero provocar aborecimentos apenas expondo conhecimento e claro pontos de vistas talvez um pouco diferente.

AGORA SIM QUANTO A PARTE DE CASAL ESTERIL, NEM SEMPRE ACONTECEM MAIS JÁ COMENTEI ACIMA UM DOS VÁRIOS MOTIVOS POR PODER OCORRER ISTO, E CLARO NOSSO DEUS PODE CURAR, INCLUSIVE TENHO UM CASO PARECIDO EM MINHA FAMILIA UMA PARENTE PRÓXIMA NÃO TEM FILHOS POR ALGUM MOTIVO, MAIS SEI O QUE HOUVE E CLARO. NÃO CONVEM COMENTALOS POIS É DE NATUREZA PESSOAL. POSSO APENAS DIZER QUE É CONSEQUÊNCIA DE ERROS...
OBS: NÃO CONDENO AS PESSOAS APENAS NÃO APROVO ESSE TIPO DE CONDUTA. DE QUE ADIANTA ESSE TIPO DE ATITUDE, ALGUM TEMPO ATRÁS IRIA SER APROVADO EM SURDINA UM PROJETO DE LEI QUE BANIRIA DE TODO LIVRO QUE VENHA DE FORA OU ESCRITO NO BRASIL INCLUSIVE A BÍBLIA PARA RETIRAR QUALQUER TEXTO QUE VENHA CONDENAR HOMOXESUALISMO OU HOMOFOBIA. MAS ACONTECEU QUE VOI VETADO PELO SENADOR MAGNO MALTA. PESQUISE UM POUCO SOBRE ELE E VAI SABER MELHOR DO QUE SE TRATA...
ABRAÇOS AGUARDO CONTATO...

Unknown disse...

encontrei um outro feed... é bem interesante, até gostei do que o amigo falou a respeito creio q ele seja Teologo ou Pastor. mais ele segue a mesma linda que imagino você e eu. básicamente a Bíblia como referência vc deve ler eu creio. até pelo fato do seus comentários...
abraço...
dá uma olhada nesse link quero ver sua opinião a respeito.
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-bblia-diz-sobre-o.html

Eraldo Paulino disse...

Meu caro Johnson,

Em primeiro lugar, eu desafio a qualquer pessoa que condena a homossexualidade, usando como base os escritos paulinos e, sobretudo o Antigo Testamento a cumprirem ao pé da letra o que dizem as leis defasadas a que esses livros se referem. Jesus mesmo discordou, em nome do bom senso, de tais leis caducas (já há dois mil anos atrás impediu que uma mulher fosse APEDREJADA, por exemplo; e isso tava na lei!).

A Bíblia em nem um momento deve ser lida de forma fundamentalista, se não, vamos dizer que Paulo era machista (vide citação que já dei no post), que Deus era injusto (matar os primogênitos de uma nação que não tinham nada haver com a história da escravidão dos hebreus no egito não pode ser tida como justa) ou que algum evangelista mentiu (há uma série de contradições entre um evangelho e outro, como por exemplo a vinda do Espírito Santo, que pra Lucas houve o pentecostes, já para João, numa das visitas aos apóstolos, o Espírito Santo foi soprado pelo próprio Cristo).

Enfim, a Bíblia não é um livro científico, nem tão pouco um livro determinista. Pode-se dizer que o Antigo Testamento nada mais vale do que uma forma de conhecermos a origem do povo de Deus e com isso respaldar O MESSIAS em si. O Novo Tetamento é a saga de um grande homem que se fez pobre para nos enriquecer de valores que realmente importam: A tolerância, a Caridade, A gratuidade e a Generosidade - amor; história narrada de forma livre por cada evangelista, a partir do contexto em que a comunidade na qual estava incerido "pedia".

Portanto, meu caro, o que quiz dizer no post, e continuo afirmando, é que basear-se na bíblia para condenar a homossexualidade é de um oportunismo imenso. (continuo abaixo)

Eraldo Paulino disse...

Agora, em relação ao que você falou sobre castigo e tudo mais, novamente você se remete às instruções do Antigo Testamento, algo que, o próprio Cristo já tornou obsoleto. Era esse mesmo pensamento que fazia com que os judeus discriminassem os leprosos, apedrejassem as mulheres, cortassem as mãos dos criminosos, ou seja, a Lei de Moisés pregava o olho por olho e dente por dente; mas aí chega um certo Nazareno e diz que devemos perdoar as dívidas, virar a outra face, dar a vida pelos pecadores...

E aí? O Deus que recomenda a misericórdia seria o mesmo Deus que castiga? O Deus que recomenda o perdão das dívidas seria o mesmo que faria uma mãe ser hestéril? O Deus que recomenda que viremos a outra face seria o mesmo que revida? CLARO QUE NÃO!

Deus não castiga ninguém com doenças, ao contrário, o salário de quem não obedece é a não herdar o Reino de Deus. Ponto final. Isso por si só já é o castigo justo pra quem não buscou o Reino, assim como o que vai ganhar o fiel é o Reino de Deus (quer mais?). Essa história de dizer que quem segue a Deus enrica, ou tem saúde absoluta e tals... é uma tremenda de uma picaretisse de pastores e padres de olho no dízimo alheio, mesmo porque Jesus sempre disse que aquele que o seguir teria muito mais problemas do que facilidades na vida, afinal, ele mesmo morreu na cruz, e todos os 12 comeram o "pão que o Diabo amassou". "Meu Reino não é desse mndo" lembra né?

Por fim, gostaria de dizer que, um casal hestéril e um casal não hestéril faz sexo por que quer gozar. Ter orgasmo mesmo. Não pra reproduzir. Aliás, em alguns casos sim, mas, convenhamos, um casal que viva, sei lá, 10 anos juntos e tenha dois filhos, praticou muito mais sexo por prazer do que pra reproduzir. Fato indiscutível.

Faça o seguinte, meu caro,

Quando você ou alguém desse milênio estiver seguindo todas as leis do antigo testamento à risca (recomendo que nem tente, pois vai ser ridículo não sentar no mesmo lugar que sua mãe ou que sua irmã, só porque estão menstruadas, por exemplo), quando você provar (pra você mesmo) que sexo é SÓ pra reprodução, e, finalmente, quando você conversar com algum cristão gay e ver o quanto ele é oprimido por pessoas hipócritas, e perceber por aí o quanto a hmofobia é um pecado abominável, a gente vai poder conversar melhor.


PS: Li o feed que me mandou (o cara é fraco, viu?). Se ele é um teólogo, não faça a mesma faculdade de teologia que ele. Leia teólogos como Leonardo Boff ou Ruben Alves, que você sairá ganhando de muito.

Luna Sanchez disse...

Oi, queridão!

Estou respondendo os comentários lá no Céu, e vim conferir o link que nos deixou : teu texto é brilhante, e saiba que eu sempre disse isso, também. Afinal, não faz o menor sentido alguém "escolher" ser gay, vivendo em uma sociedade hipócrita e preconceituosa como essa.

Homossexualidade nunca foi opção, é condição, orientação.

Muito bom conversar com quem tem conteúdo e usa a cabeça para pensar. Obrigada por estar por aqui, viu?

Beijo, beijo.

ℓυηα

Unknown disse...

Olá Eraldo...
demorei pq tava meio sem net esses dias...
bom em relação há estudar velho ou novo testamento saiba que Cristo de forma alguma o deixou obsoleto, porem ele pregou e vivenciou ambos e deixou o novo como uma forma de mostrar a misericórdia de Deus (a Graça de Deus) para com nós os homens, sobre os demais comentários que estamos debatendo acredito e espondo conhecimentos até porque é necessário sermos claros e usarmos de forma sábia a Palavra de Deus...
Homofobia... Romanos 1; 1ª Cor. 6 17...
são alguns textos os quais também tenho lido e méditado para que possa deixá-lo esclarecido que o final do seu texto está de forma errada...
medite nisto espero uma resposta, sei q vc tem conhecimento muito bom...
use-o de forma sábia não use a Bíblia de forma errada nem para defender teses, pois ela em sí condena teses vc bem sabe disso...

AGORA
Quanto a parte de castigo não é bem o q vc entende, olha só toda ação provoca uma reação e toda pergunda exige uma resposta no mínimo decente... Vamos lá...
não é castigo o q falo a cerca de consequência, sabes bem q a Bíblia fala sobre consequência...
medite neste estudo um pouco...
http://www.profetizando.com/estudos/Estudos1/pecado.html

http://mundogospel.wordpress.com/2007/11/16/a-consequencia-do-pecado/

pronto aqui diz mais até que eu precise esplicar-lhe o q acontece...

não existe pior castigo que o de se afastar de Deus... Deus é Santo e não se ajunta a Iniquidade...

sabes bem disso e no entanto não estais fazendo bem...
medite e depois me fale mais alguma coisa...
Meditar não é passar a vista...

Abraços...
Deus te abençoe amigo...

[Ananda] disse...

bravo Eraldo^^.Moço canso de pessoas assim,preconceituosas,q acha q amar outras pessoas é um pecado enorme,eu não entendo esse amor q tanto os crentes pregam e esquecem q homossexuais tbm amam,esquecem um monte de coisa,eu não admitoq falem isso,isso é muito oposto.Hj ,uma senhora quase falou qeu ia pro inferno,fiquei um tempo discutindo,perda detempo,mas eu gosto de tentar mudar,ai lembrei desse texto,e vi a discussão com esse moço,e sabeo q penso?q uma cabeça moldada pra obedecer só o q outros dizem,talvez nunca mude,é difícil conseguir um ser pensante,com uma pessoa colocando algo na sua cabeça,tendo uma aversão sem nem ao menos conhecer,a minha geração creio q pelo menos nesse quesito se libertou um pouquuinho q seja,desse pré-conceito,e isso me orgulha um pouquinho q seja.È até divertido encotrar pessoas assim,pra mim isso não importa mais,o q importa é o futuro,e se essas pessoas querem morrer assim,acreditando em algo q acreditem é direito delas,mas eu não acredito,e um dia se tiver eu mostrarei o caminho e eles seguirão o q achar melhor.

Nika disse...

Eraldo, adorei o texto. Obrigada por visitar sempre meu blog... gosto das suas opniões. abraço iluminado.