Seguidores

Nuvem de Tags

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quem não mente não vira gente


Você não mente? Mentira. Todo mundo mente.

A mentira é um mecanismo de controle social em nossa sociedade, e ainda que o nosso código moral condene a mentira oportunista, ou seja, aquela que machuca, fere, causa dor e/ou algum tipo de dano, não é possível que uma pessoa viva em paz socialmente se ela não souber mentir.

A falsidade, por exemplo, é o apelido da simpatia, mas em contextos iguais ou diferentes, ambas utilizam-se da mesma ferramenta para diferentes fins.

Uma pessoa com o cabelo ressequido chega num dado ambiente. "Nossa amiga, mas que lindo o seu cabelo", seria um dos comentários típicos de mulheres cujo veneno escorre involuntariamente pelo canto da boca. Mas também pode ser o mesmo comentário de uma pessoa que, mesmo achando o cabelo da pessoa em questão horrível, não se sente bem em utilizar-se de uma "sinceridade inconveniente", e prefere ser, digamos, simpática. Nem uma falaria a verdade, e, do mesmo modo, ambas concorreriam ao Oscar de melhor atriz - uma como mocinha e outra como vilã.

Aliás, o saudoso Paulo Autran, considerado o melhor ator que esse país já teve, costumava dizer que todo e qualquer ser humano atua, o que diferencia um ator profissional é que ele consegue fazer isso num palco ou diante de uma câmera. Diante do chefe não somos da mesma forma que diante do namorado. No frente da sogra somos Assim, pelas costas de réia somos assado. Ninguém é 100% "assim" o tempo todo, tudo depende do contexto. Podemos dizer que desde criança, por um questão de sobrevivência em sociedade, somos acostumados a selecionar as verdades a dizer ou a demonstrar, ou mesmo as verdades que temos de criar.

Eu costumo dizer que se eu não soubesse mentir, eu ainda seria virgem, e se mulher não mentisse, não haveria rentabilidade para motéis.

Imagina só um convite assim:"Meu bem, vamos foder hoje?" Raramente funcionaria. Mas se ele chama pra "jantar", as chances dele aumenta. E se ela por um acidente do destino perguntar se ele a convida somente porque quer sexo, ele jamais poderá confirmar. É um a espécie de princípio do jogo do sexo.

E entre agarros e gemidos a coisa funciona geralmente assim:

Não.
Pára.
Não.
Pára.
Não pára
nãopáranãopáranãopára...

Quem não lembra do Chicó do Auto da Compadecida e suas mentiras? Ariano Suassuna se baseou em figuras muito comuns no interior para criá-lo. Por aqui, chamamos esse tipo de gente de Potoqueiros (quem conta potoca). Em uma entrevista dada ao Jô, Suassuna comentou sobre o caso de um Chicó da vida que contava suas mentiras para um público muito atento, quando um forasteiro, se valendo de sua "genialidade" questionou a inteligência do povo ali atento a acreditar em tudo; aí um virou pra ele e falou que só uma pessoa muito abestada pra não entender que todo mundo sabia que era mentira, e exatamente por isso estavam ali.

Segundo Mario Quintana, a mentira não passa de uma verdade que não chegou a acontecer. Não a condenemos assim tão genericamente, pois ela é muito útil de quando em vez.

...

Top 10 de pessoas que (nem que seja láááááá no fundo) adoram mentira:

01º - Corno Manso (te faz de doido e conta pra ele)

02º - Mulher de safado ("prometo que essa foi a última vez")

03º - Dizimista (porque o céu é baratinho)


04º - Eleitorado brasileiro (...)

05º - Mãe (Quem nunca mentiu pra mãe não herdará o Reino dos Céus)

06º - Chefe (viva o caos no trânsito)

07º - Mulher sexualmente reprimida ("finge que não quer ou não poderei querer")

08º - Amigos pré-adolescentes ("Cara, eu comi umas dez já"; "Tá fraco ainda, eu comi 20")

09º - Cliente ("Você é muito especial para nós")

10º - Pessoa rica ("Pra quê me preocupar com a vida real se eu posso comprar fantasias?")
_____________
Foto: Google

13 comentários:

Sil disse...

Hehe...

De fato.. não dá pra ficar sem mentir pelo menos uma veizinha na vida...

Aliás, até mesmo Abraão mentiu para proteger a si ...

Mas, não podemos esquecer quem é o pai dela né...

=\

Bjos

Gostei um monte do texto viu...

Lelli Ramz disse...

Você não suporta o frio...

Nem sempre menti, quase sempre era a verdade floreada.


Só porque não tinha como te desnudar, sem oferecer um cobertor.

bjinhus, mentiras

lelli

Luna Sanchez disse...

♪ "Se eu te escondo a verdade, baby, é pra te proteger da solidão
Faz parte do meu show, meu amor..." ♫

Lindo e sexy, me gusta. ;)

Beijo, beijo.

ℓυηα

MissUniversoPróprio disse...

Muito interessante! É verdade...às vezes rola uma mentirinha bem intencionada ou sem maiores consequências. ;)

=*** Obrigada pela visita!

Danielle Manhães disse...

Eu minto sim, mas são mentirinhas inocentes...sem efeito colateral.
Quem é que não tem um segredo?

Adoro quando vc me visita!(VERDADE, em?!)

Bjs!

=)

Déia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

"dorei" ( será que tô mentindo, ou sendo simpática?) kkkkkk

Agora ferrou, né? Tudo que alguem disser pode ser só um artifício da boa educação kkkkkk

bj

Eraldo Paulino disse...

Sil, obrigado por citar a Bíblia. Foi a parte que ia citar no texto e esqueci XD.

Na Bíblia há mentiras e mentiras... O próprio Deus mentiu pra Abraão ao dizer que ele queria o sacrifício de Izac, mas antes que Abraão o matasse, o anjo disse que era só um teste - exemplo de mentira "produtiva". Pedro negou Cristo três vezes antes de morrer - mentira "improdutiva" rsrs. Isso pra citar algumas, apenas.

Leili, beijos de verdade em ti.

Luna, Você é que é linda e sexy - impossível não gostar de ti.

Miss, obrigado por desfilar por aqui mais uma vez.

Danni, faços das suas as minhas palavras, ainda que proferidas por mim elas percam 300% do charme.

Deia, eu devo confessar que minto muito bem, mas sinceramente eu gosto de ti. E viva o paradoxo! Bjs sabor: desafio de desvendar os labirintos da verdade!

Sara disse...

Olá, este texto é muito autêntico, fala da maior verdade do ser humano: a MENTIRA. Porque mentimos e como isso tudo começou? Não sei só sei que é assim, rsrs, e até funciona bem desde que seja saudável. Outro dia assisti um filme "The Invention of Lying" (com Ricky Gervais e Jennifer Garner), fala de uma sociedade comum, com os problemas comuns, mas onde nenhum habitante mente, até que um homem descobre a faceta sincera da mentira para se sobreviver. Uma verdade: gostei do blog, tem estilo.

Jamylle Bezerra disse...

heheheheeh

Concordo plenamente. Quem nunca mentiu na vida, não viveu!!!

Boa semana querido!

Airlon disse...

'A falsidade, por exemplo, é o apelido da simpatia...', caraca, muito bom isso, permita-me ter copiado! E viva Chicó, meu 'Ferris Bueller' versão tupiniquim! Saudações musicais...

APS

Rebeca Rocha disse...

Parabéns! Você passou para a segunda fase na FANTÁSTICA FÁBRICA DE TEMPLATES e corre o risco de vencer!
Nessa nova etapa, você deverá pedir votos para você na enquete que já está no ar neste link: http://afantasticafabricadetemplates.blogspot.com/

Não perca tempo, comece a pedir votos já!

Altavolt disse...

Grande Eraldo! Gostei mesmo é da parte em que o forasteiro metido a besta toma uma descompostura dos simples sertanejos! Gente que se acha tem mais é que se lascar mesmo! hehehe Abraço!

[Ananda] disse...

Gostei do texto.^^kra só uma pinóquia tbm,todo dia minto,principalmente pra minha avó,ela nem acredita mais nas desculpas esfarrapadas q eu do quando chego fora de horário,mas eu continuo dizendo ,virou costume..Sei lah mentir já faz parte dá vida,acho q fui criando isso conforme as ocasiões precisas,como diz no blog acho q tipo,é assim com todo mundo,e como Mário Quintana diz "a mentira é a verdade que se esqueceu de acontecer"...ops,tipo falaram pra mim quando disse isso q isso é desculpa de gente mentirosa,mas fazer o q né..
um viva a mentira q faz parte acho q desde o começo do mundo^^xD