Seguidores

Nuvem de Tags

segunda-feira, 22 de março de 2010

Eleições 2010: ame seus predadores!


"Aqueles que não gostam de política

são dominados por aqueles que gostam"

(Frei Betto)

A ditadura da maioria impera em nosso sistema eleitoral. Chamado carinhosamene de democracia pelas elites de nosso país, o processo eleitoral até hoje não garantiu que o representante da maioria da população fizesse um governo de fato em favor dos oprimidos. Comemoram a "redemocratização" de nosso país, mas toda essa euforia é um lugar comum, pois a imbecilidade que impera no processo eleitoral brasileiro deixa muito claro que estamos muito longe de uma democracia de fato.

Há erca de cinco meses das eleições começamos a ver em toda parte pessoas e instituições repetindo o mesmo discurso: o voto é a maior arma do cidadão. Mas não é. De que adianta um cidadão ter direito ao voto se ele também não tem direito de conhecer tudo o que está por trás do processo? Quantas pessoas votam sem saber sequer quantas cadeiras de vereador o seu município disponibiliza? Quantas pessoas votaram nas últimas eleções na Helísa Helena (PSOL) e na mesma chapa votaram também em algum candidato a governador do PSDB e a senador do PT, por exemplo? Quantas pessoas votam pensando que as ideologias morreram com a queda do muro de Berlim? A maior arma do elitorado é o conhecimento do processo em vigor, arma da qual o povo brasileiro, especialmente os mais empobrecisos, são privados.

A campanha eleitoral continuará sendo idiota, voltada para pessoas "idiotizadas", para colocar no poder pessoas muito espertas. O sistema político brasileiro possui uma arquitetura maravilhosa de uma fortaleza projetada para impedir que o novo aconteça. Muda-se o verniz, mas as armas continuão voltadas contra nós, ainda que em governos como o atual, as migalhas que caiam "do céu" de forma mais generosa.

As eleições 2010 serão o auge de uma falsa polarização, na qual o mesmo projeto neoliberal será a enrabação o ponto em comum. Além disso, marcketeiros continuarão enriquecendo, militontos militantes continuarão esperando a teta pra mamar de boca aberta fazendo discurso de melhorias para o país ao eleitorado, etc., etc., etc... Apesar disso, não perdi as esperanças, juro!

____________

Fotos: Google.

7 comentários:

Sara disse...

Você me fez rir, muita graça no comentário. Pode crer que aparecerá uma fada sim, se é que ainda não apareceu, e voar sim com os pés no chão...abraço

MissUniversoPróprio disse...

"Bote a mão na carteira que vai começar o ROUBOLATION, o ENGANATION..."

Toda campanha é a mesma coisa...

Querido, obrigada pela força e pelo carinho lá no blog. Beijos...

Luna Sanchez disse...

Eu já perdi. =\

Beijo,

ℓυηα

Nara disse...

Sabe que eu ainda não perdi a esperança também? Mas ainda fica aquele sentimento de preguiça, parece que nunca muda. Não consigo entender essa falta de carater, esse egoísmo de certas pessoas quando estão no poder.

Será que essa gente consegue dormir?

Beijo,
Nara

Alline disse...

Eu perdi, mas finjo que não. Vou lá e dou meu pitaco. E ainda fico louca da vida com a falta de informação, com a ingenuidade das pessoas.
Posso confessar mais? Tô com medo dessas eleições...

Beijins pra ti. ;)

Déia disse...

Puts...

Eu as perdi faz tempo....

bj

Jamylle Bezerra disse...

Pois é, eu também ainda naum perdi as esperanças. Bela avaliação Eraldo. Se metade dos brasileiros tivessem a consciência que você tem, com certeza estaríamos vivendo outra realidade.

A corrida eleitoral já começou... e muitas surpresas ainda esâo por vir!