Seguidores

Nuvem de Tags

domingo, 13 de junho de 2010

Sobre o título deste blog...


Neste mês de aniversário desta casa, partilho com vocês...

Meu nome de batismo é Eraldo Paulino Rodrgues Junior. Mas jamais fui chamado de Eraldo Paulino por ninguém. As pessoas me chamam ou de Eraldo ou de Agô (isso mesmo). Por isso, quando eu assinava algum texto, sempre usava Eraldo Rodrigues ou Eraldo Junior. Pra mim, o nome "Paulino" sempre foi uma espécie de inquilino do limbo, uma inutilidade que escrevia quando me era exigido o nome completo. Não conseguia me ver como Paulino. Sempre preferi, até mesmo, ser chamado de Agô a Eraldo, nome pelo qual todo mundo de casa e da rua me chama. Porque Agô remete a uma originalidade que busco quase que patologicamente, ou seja, não conheço ninguém que se chame Agô; portanto Agô sou eu e pronto.

Recebi esse apelido de minha irmã, que ao tentar me chamar de "Eraldôôô!" quando éramos crianças, me chamava de "Agôôô!", devido a dixão ainda em desenvolvimento. Inclusive, entre meus irmãos e eu, todo mundo se apegou aos "desusos" de dixão. Assim, Mike é "Back", e Naiá é "Iaiá" e Eraldo é "Agô" ( o único que exige explicação mais detalhada).

"Eraldo e suas paulinisses" possui a subjetividade que não se explica pelo mesmo motivo que ninguém me explica porque se fecha os olhos durante o beijo. Se pudesse, eu daria um jeito de incluir "Agô" no título, mas sei que esse é um espaço feito pelo paulino que há no Agô, e pelo Agô que há no Eraldo. Pela riqueza da peculiaridade que só em mim há, assim como todo mundo faz a sua própria careta ao chupar limão.

16 comentários:

Jamylle Bezerra disse...

Ai que bacana Eraldo! Bom estar de volta. :)

Boa semana pra vc!!!

Caleidoscópio de Idéias disse...

As vezes eu gostaria que as pessoas me chamassem por outra coisa, ou só certas pessoas me conhecessem de tal forma, mas meu nome é praticamente um apelido hehe
beijos.

Nara disse...

Agô é legal, parece tão amigável.
É bom ter um legar assim nosso, né? Tão nosso que leva nosso nome.

É seu lugar, Eraldo. Mesmo cheio de paulinisses.

Beijo,
Nara

Tânia Meneghelli disse...

Agô, querido...

Eraldo, Paulino, Paulinisses... Nara tem razão, tudo isso é você. Sorte a nossa!

Adorei o texto, viu? Bom saber dessas coisas.

Beijoca!

Valéria lima disse...

Tinha certeza que as paulinisses vinha de Paulino.

BeijooO'

Andréa disse...

Haha.. Legal! Mas tá legal assim o nome do blog. =)

Obg pela visita Agô! =)

Uma ótima semana!
http://meuprojetopiloto.blogspot.com/

Atitude: substantivo feminino. disse...

Gosto de Agô.
Temos de concordar que é um nome artístico interessante. Curto e bacana: Agô.
"Curtindo minha baianidade Nagô...
ôiôi ôô"
Paulinisses de Eraldo são maneiras, não precisa mudar..tente usar o Agô em outra coisa...Agô deve ser só para os íntimos!

Luna Sanchez disse...

Adorei saber!

Acho muito bom que, aqui no blog, o Paulino esteja presente, porque ele pode ser (e parece, de fato, ser) o ponto de inserção entre os teus eus.

Gostei do que acabei de dizer, sabia? Rs

Beijos, queridão!

ℓυηα

Diário Virtual disse...

bah.... inquilino do limbo foi ÓTIMO!

adorei esse teu espaço!!!

bjoka!

Anônimo disse...

Achei bem interessante oq motivo do nome!!!

[Ananda] disse...

Parabéns mais uma vez,bom,é tem certas coisas q não se explicam,obrigado por comentarxD,eu tbm te acho um cara bem sensível e inteligente,sou sua fã número 1 como disse.
bom,bjs moço e se cuida por ai.

Sil disse...

Perfeita explicação...

Agô, mas como prefere ser chamado?

Ah, sobre seu comentário lá no blog, é complicado mesmo.

Só vi o Brasil unido deste jeito por três motivos: Copa do Mundo, Morte do Ayrton Senna e A expulsão do Collor da presidência....

O país não sabe o poder que tem...

Quem sabe um dia descobre...

Bjs
Sil

Diário Virtual disse...

heheheheh!

adorei teu comentário!!

bjoka!

Tânia Meneghelli disse...

Hum... Tá faltando paulinisse nova por aqui... Tudo bem, eu espero.

Beijoca!!!

Léo Santos disse...

Ah! Sim! Entendi! Eu também inclusive tenho um segundo nome que está em completo desuso, o Lisandro, pois, me chamo Léo Lisandro Dias dos Santos, mas, adotei o Léo Santos, porém, se fosse Paulino eu usaria sem problemas, Paulino é um nome bonito até... Paulino... Um nome católico né?

Um abraço!

Raquel de Carvalho disse...

Agô!!!!
Gostei muito do seu blog!!! E adoro histórias sobre apelidos, ainda mais quando dado por irmãos, são sempre hilários quando sabemos a origem!

Na minha família meu avô apelidou todos os netos, é uma diversão! O meu, por exemplo, é Chão! Pq eu adoraaaaava assistir o "chão" da XUXA (eu não sabia falar show).
ehehehehehe


Voltarei sempre para te ler mais!

Obs.: Como boa fonoaudióloga (e modesta- ehehe) que sou, devo corrigir a palavra "dixão", que se escreve "dicção"! Foneticamente é tudo igual, mas ortograficamente é essa confusão, né!?!

Beijos