Seguidores

Nuvem de Tags

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Terrorismo legal

Hoje uma viatura da Polícia Militar parou repentinamente enfrente a minha casa. Um dos dois policiais que estavam no carro desceu encapusado, arrombou o portão ao lado e em seguida deu pra ouvir ele arrombando uma porta. As vítimas que escaparam certamente de morrer, pelo que tudo indica, estão envolvidos em um assassinato que ocorreu na noite de ontem, em que um adolescente de 16 anos teria pago com a vida por uma dívida contraída certamente para manter seu vício em drogas. Coincidentemente eu vi quando escaparam, certamente minutos após o o´micídio. Reparei que um deles, provavelmente o assassino, chamou o restante de seus comparsas para darem o fora e pegarem tudo o que fosse necessário. Fugiram mais ou menos uns seis jovens, entre rapazes e moças.
Ao lado de casa há um pequeno albergue em um grande terreno que é repartido por uma família com cerca de cinco casas. O albergue é uma fonte de renda utilizada por um membro dessa família que preferiu utilizar dessa forma o que lhe coube do espolio da matriarca. Dentro do quarto arrombado os policiais acharam uma balança, que serviria para pesar a droga, vários chips de celeular, certamente remanescentes de roubos que praticavam, além de compras que abasteceria a galera po cerca de um mês.
Minha mãe já havia alertado que os inquilinos recem-mudados eram barra-pesada, e, mesmo eu tendo cruzado com eles mais de uma vez, fora um sensação de desconforto eu nada mais sentia. Já quando os policiais chegaram hoje, confesso, eu senti medo. Até me escondi com o receio de ser confundido com uma das futuras vítimas.
O moradores do terreno ouviram dos policiais que, ao encontrarem os "pivetes", fatalmente matariam os infelizes. Nesse momento eu me perguntei quem era mais bandido, os pivetes que mataram um inocente, ou as autoridades que matava os "culpados". Porque até onde eu sei, a policia deveria agir dentro da lei, e se assim fosse, penso eu, a pessoas não teriam tanto medo da polícia. Porque é justamente por não acreditarmos que a polícia age dentro da lei que ninguém confia na polícia. A polícia é um bando de marginais treinados e com permissão e aparelho para matar.
O mais legal de tudo era que quando alguém sabia da notícia de que quando a polícia encontrasse os carinhas ela meteria fogo, todos e todas concordavam e ainda apoiavam. Alguns ainda comentavam que são contra a pena de morte (católicos/as e protestantes), mas que em casos como esse dão todo apoio à polícia.
Ai cheguei a conclusão que não é a polícia que é corrupta, falsa, cínica, hipócrita ou pouco confiável. Nós somos assim. Aí, quando dão poder pra alguns filhos da puta como nós, vemos o que acontece. Quando falo que somos nós, quero dizer que é a nossa sociedade que é assim, mas assim como José Saramago, eu acredito que há pessoas que enxergam em meio a tanta cegueira, e que haverá um dia em que, quando todos estiverem enxergando, os que viam e conduziam poderão finalmente fechar os olhos.

Nenhum comentário: