Seguidores

Nuvem de Tags

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sem efeitos especiais


Outro dia subiu um homem no ônibus e começou a fazer aquelas pregações típicas de pessoas inconvenientes que acham que Deus é mal educado e que invadiria o coração das pessoas assim, sem ao menos perguntar se elas estão dispostas a ouví-lo. A pessoa até estava falando bem aquelas mensagens genéricas que sempre falam pessoas do tipo, quando resolveu soltar uma pérola: "Viram o caso do Haiti? Aquilo foi castigo! Aquela gente costuma adorar animais, não crêem no nome do Senhor, e por isso sofreram as consequências. É preciso que nos convertamos para não seguirmos o mesmo rumo".

De tão absurdo, nem vou comentar o que ele disse, mesmo porque ele só externalizou de uma forma infeliz o que se convencionou a chamar de Deus: um ser mágico e egocêntrico que pode tanto fazer efeitos especiais em nossas vidas como pode nos jogar no que Ruben Alves costuma chamar ironicamente de "Câmara de tortura eterna".

Mas se Deus é um ser mágico mesmo, por que o filho do Pastor morreu de câncer? Por que o Papa levou um tiro? Por que a Terra Santa nunca está em paz? Se o inferno existe, então só quem deve virar a outra face são os discípulos, e o Pai do Mestre é um hipócrita? Hora, se Deus castiga as pessoas por justiça, então foi justo o que Deus fez ao povo egípcio, matando todos os seus primogênitos para salvar o povo hebreu da escravidão, como se o povo tivesse culpa?

A bíblia é um livro formidável, mas não é um livro científico, nem tão pouco possui inscritos infalíveis que justifique tanta arrogância que costumam ter alguns religiosos. Se Ela for lida de forma contextualizada, levando em consideração a essência da mensagem e não uma visão literal, então podemos extrair lições maravilhosas dela, mas se não, podemos ter pessoas que, como o cara do ônibus, provocam no mínimo a raiva de pessoas com bom senso. As religiões são canos que tentam direcionar a água para os rumos que querem. Canos que, ou por estarem enferrujados ou sujos, costumam contaminar a água que é cristalina na fonte.

No fim das contas, o cara do busão queria mesmo era vender alguns produtos - assim como fazem alguns por aí, para uma platéia hipnotizada. Por isso, por hora recomendo: Nunca compre Deus! Pois ele está disponível gratuitamente, no lado limpo do seu coração.

Já pensou se alguém inventa uma máquina do tempo e ao voltarmos dois mil anos atrás víssemos que Jesus não ressuscitou ao terceiro dia, não transformou água em vinho e nem multiplicou os pães? Quantos continuariam acreditando nos ideais cristãos? Eu continuaria.

6 comentários:

Luna Sanchez disse...

Pois eu também continuaria, porque não creio nessas coisas de forma cega e literal, creio porque sinto, porque confio.

Beijos, guri. Dois.

ℓυηα

Déia disse...

Deus não está a venda!

E tenho certeza que ele não é assim, cruel, dando castigos e cheio de mágoas no coração.

Deus está em nós!

Odeio quem tenta me convencer do contrário rs

bj

Alline disse...

Deus está no ar, nas árvores, em cada um. Não fica só em imagens e igrejas ou na pregação desses doidos. Ainda bem!

Beijô!

Altavolt disse...

Grande Eraldo, é isso aí! Fé não é para ser explicada ou entendida, é para ser sentida! Abração!

anandagouvea disse...

nossa q grande..xD
ai,ai Deus está em todas as pequenas coisas felizes da vida.e ele nao está a venda.
e as pessoas do Haiti nãotem nada ver essa ligação do cara.isso foi rídiculo.

Jamylle Bezerra disse...

Pois é, Deus não está à venda. Ele mora gratuitamente em nossos corações, nos corações dos que os aceita. O local onde eu trabalho fica em frente a uma praça, onde um grupo de evangélicos insiste, todos os dias, em fazer pregações. Ninguém os leva a sério e acaba que eles ficam sendo apontados como loucos. Quem quer ouvir pregações, vai à igreja. E quem quer ter Deus dentro de si, não precisa gritar para todo mundo ouvir.

Ele está sempre comigo, mas isso só interessa a mim e a ele. :)

Beijos
Bom fds!!!!